Um bom exemplo de como as redes sociais da internet podem ter uma aplicação muito prática na vida real (se é que alguém ainda duvida disso) foi o uso que elas tiveram nos EUA na passagem do furacão Gustav, que atingiu recentemente os estados da Geórgia, Flórida e Louisiana.
Além da TV, a web e, principalmente, os sites de relacionamento e conteúdo gerado pelo usuário, foram os principais meios de informação e comunicação usado pelos americanos para acompanhar a rota do furacão. Redes socias, blogs, vídeos e o Twitter, entre outros, foram usados por quem queria (ou precisava) acompanhar os acontecimentos em tempo-real.
O site ReadWriteWeb falou sobre isso (em inglês) e fez uma lista com os principais sites e aplicações de mídias sociais sobre o Gustav. Somente de micro-blogs do Twitter são mais de uma dezena.
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), por exemplo, também apostou nas redes sociais para extender o alcance de sua assistência. Depois de ter evacuado milhões de pessoas das áreas de risco, a entidade criou um widget do MySpace para ajudar as populações atingidas pelo furucão e pediu o apoio da rede social para divulgar o mini-aplicativo.
A ferramenta ajuda as pessoas na localização de vítimas e como fazer doações, entre outras orientações; e pode ser instalada em qualquer site, não só no MySpace. O caso foi comentado por Michael Arrington, no site TecCrunch.
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