Uma das principais discussões hoje sobre os benefícios da web 2.0 para o mundo do marketing é a questão da rentabilização das Redes Sociais. Apesar de extremamente populares, os sites de relacionamento, em geral, ainda têm dificuldade em conseguir transformar essa grande popularidade em grandes resultados financeiros. Isso pode estar prestes a mudar, graças ao Google.
A revista Business Week, em uma matéria publicada na semana passada, afirma que a gigante da web teria registrado recentemente a patente de um novo sistema de busca e indexação que pode permitir a criação de um “ranking de influência” dos usuários de redes sociais.
A tecnologia, segundo a reportagem, segue o mesmo princípio do PageRank, a fórmula matemática (que é o grande diferencial do Google) responsável por determinar a relevância dos resultados de busca.
A idéia é simples e faz todo o sentido. Afinal, se os parâmetros de indexação funcionam para as páginas Web, por que não usá-los também para as redes sociais e pessoas online? Com isso, como diz uma das fontes da Business Week, o “Google pode se tornar o Google das mídias sociais”.
Para isso, o sistema descrito na patente leva em conta o número de amigos do usuário e o sucesso que obtém ao convidar outros membros da rede para ver conteúdos online, como vídeos, por exemplo. E assim, poderia apontar quais são os usuários e comunidades mais relevantes para este ou aquele nicho. O que é um prato cheio para o mercado publicitário.
Isso abriria espaço para campanhas muito mais focadas e assertivas, direcionadas para públicos específicos. As redes sociais poderiam, por exemplo, cobrar mais para publicar anúncios nas páginas de comunidades ou de perfis mais influentes. E os anunciantes, pelo jeito, estão dispostos a pagar.
Que venha a versão beta dessa inovação!
Tags: Google, mídia social, PageRank
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