Que cada vez mais empresas têm usado blogs, redes sociais e sites de compartilhamento, entre outras maravilhas da web 2.0, para promover suas marcas e estreitar relacionamentos com seus clientes, isto é fato. Não faltam bons exemplos desse uso. Mas, e que tal ter um monte deles (dentre os mais importantes ou destacados) reunidos num só lugar?
Pois é exatamente isso o que o especialista em marketing interativo e blogueiro, Peter Kim, oferece em seu blog: uma impressionante lista de ações de marketing nas mídias sociais de diversas companhias. Está precisando de um exemplo para ilustrar aquela proposta para o seu cliente? Vai lá e procura. Você tem boas chances de encontrar o que precisa.
Além de útil para consulta, o levantamento de Kim também serve para dar uma idéia de como as grandes empresas lá de fora estão trabalhando suas marcas na mídia social. Entre as iniciativas mais utilizadas estão os blogs, microblogs (leia-se Twitter) e canais de vídeo online e podcasts.
Pela lista também dá para perceber que as empresas de tecnologia estão entre as mais adptas aos recursos de interação e relacionamento com os seus públicos e as que fazem uso mais amplo e diversificado das aplicações de mídia social. Porém há também iniciativas interessantes de outros ramos. Veja as principais de algumas empresas:
General Motors
- Blog: mantém sete blogs corporativos em seu portal GM Blogs, além do GM Next e do não citado Facts and Fiction (sim, como qualquer outra, a lista não é perfeita, e o autor pede a colaboração dos leitores para deixá-la constantemente atualizada).
- Twitter: GMblogs
- Vídeos Online: I Got Shotgun
McDonald’s
- Podcasting: o McDonald’s Podcast disponibiliza conteúdo de reuniões e conferências com informações financeiras em formato de áudio para acionistas e investidores;
- Redes Sociais: a empresa tem uma comunidade interna para seus funcionários e também já criou aplicativos para o Facebook.
Pena é que os exemplos são todos de iniciativas de fora do país, ainda que a grande maioria das empresas tenha operações no Brasil e em outros países da América Latina. A dica da lista é do pessoal do blog Idéia 2.0, e pode ser lida aqui.
Tags: Ações, Blogs, mídia social, Peter Kim, Redes Sociais
Deixe um comentário